Portuguese English Spanish

La Ruta de los Conquistadores

La Ruta de los Conquistadores - Competição (Costa Rica)

Pela primeira vez, levaremos um grupo de até 10 pessoas para participar da prova de MTB mais dura do mundo! – 300 km aproximadamente.

Datas 2018 : Novembro (dias a serem definidos)

Tempo total de viagem: 07 dias, sendo 3 de pedal.

 

Como é ?:

La Ruta de los Conquistadores cruza a Costa Rica da Costa Oeste (Mar do Pacífico) para a Costa Leste (mar do Caribe). Nesta competição você pode esperar um clima quente, úmido, tropical, bem como um clima muito frio quando estiver passando ao lado dos vulções. 

La Ruta começa na costa do Pacífico. Os primeiros 15 minutos são tranquilos e belíssimo para rodar, um pouco antes de começar uma das escaladas mais difíceis da competição. Chegando a uma cidade chamada Bijagual, a estrada dá uma guinada à esquerda e leva para o fundo do Carara, um parque nacional, cheio de rãs venenosas, araras, cobras e até grandes mamíferos. A estrada passa pelo Vale de los Turrubares e continua até o Vale Central, sempre com uma visão espetacular. Envolvido em montanhas e vulcões, o Vale Central é Freso da costa, com mais chuva nos pontos altos. 

O ponto mais alto da aventura é o Vulcão Irazú, em San Jose fica a leste do Vale Central, com seus impressionantes 3.432 metros acima do nível do mar (11.259 pés). Irazú, e seu vizinho, o vulcão Turrialba, fraz fronteira com a antiga capital e centro religioso da Costa Rica, Cartago. O Conquistador Rivera Perafán explorou a região com seus ricos solos vulcânicos e que contribuem para a próspera indústria agrícola circundante à Cartago e Turrialba. Depois de explorar em profundidade ao redor do Vulcão Turrialba, Rivera foi para o Atlântico, atravessando alguns dos maiores e mais profundos rios e florestas densas da Costa Rica. 

Costa Rica sofreu gandes mudanças durante as últimas duas décadas, seguindo assim o curso da estrada também mudou. Graças ao alto nível de desenvolvimento global, nós pedimos que os concorrentes prestar atenção com tudo à sua volta, de modo que poderão imaginar como era o mundo quando os conquistadores espanhóis passaram pelos mesmos caminhos. 

 Sem dúvida, La Ruta de los Conquistadores ainda é um caminho difícil, mas imagine os obstáculos naturais que os desbravadores tiveram que superar? O que fizemos com os nossos recursos naturais? O que podemos fazer hoje para que as gerações futuras (de todas as espécies) possa viver e desfrutar de nosso ambiente natural? 

 Durante a competição recomendamos meditar, apreciar, comunicar e competir positivamente. É difícil escapar à sua mente que você está atravessando um país de costa a costa, mas nós pedimos que você nos ajude a melhorar a Costa Rica e torná-lo um lugar melhor do que quando aqui chegaram. Não deixe nada para trás e tente fazer a menor quantidade de resíduos possível.

 

Programação

1º dia: Saida aeroporto do Galeão (Tom Jobim).

2º dia: Chegada a Jacó e preparação para a prova

3º dia: (1º dia de Competição) - Jacó - UTN, Atenas

  • Lugar de saida: Jacó, Pacífico Central
  • Lugar de cheegada:  UTN-Atenas, próximo a  San José (capital da Costa Rica).
  • Distancia: 80 km (aprox.)
  • Elevação Acumulada: 12,000+ pés / 3,400mts. (aprox.)
  • Mudanças de altura: 12 metros (nivel do mar) a 650 m a 1201m a 490m a 855m
  • Clima: Tropical Seco 30°C até 35°C.

O legendário 1º dia da LA RUTA começa às 6H00 AM e concederá aos competidores 11H30 para completar os 80 km, encerrando portanto às 05H30 PM. Não será fácil. Iniciando a altura del nível de mar, os competidores subirão montanhas que chegam a 12,000 pés. Por isto e que o 1º Día é conhecido como o dia que define o curso do resto da "LA RUTA".

Espere todo tipo de condições, desde barro, asfalto e terreno rochoso. As temperaturas serão muito altas nos vales, até 105F, e baixará sensivelmente nas montanhas.

  • Etapa inicia às 6H00 am
  • Fecha às 05H45 pm


Pontos de Controle / Postos de Assistência

PC1(El Sur)               Distancia da saída: 23km     Fechamanto: 09H45am
PC 2(Lagunas)         Distancia da saida: 40km     Fechamento:12H14pm
PC 3(San Pedro)      Distancia sa saida: 53km     Fechamento: 02:15 pm
PC 4(Escobal)          Distancia da saida: 63km     Fechamento: 03H00pm

Por razões de segurança, cada um dos Postos de Assistência terão um horário de encerramento. Se você não chegar até o horário limite, um veículo de resgate o levará até a meta. Você poderá continuar competindo nos dias seguintes, mas não aparecerá na lista oficial.

4º dia (2º Competição) - Etapa 2: Terramall - CATIE

  • Lugar de saída: Terramal, Tres Ríos, Cartago.
  • Lugar de chegada: CATIE, Turrialba, Cartago.
  • Distancia: 80 km (aprox)
  • Elevação Acumulada:  8000+ pies / 2500+ mts (aprox)
  • Mudanças de Altura: 1291m a 3025m a 607m
  • Clima: 5°C-8°C espere chuva e vento. Esteja preparado para mudanças drásticas do clima, pode ser bastante frio e a hipotermia é um problema.
  • Terreno: 20% de asfalto, 20% de areia, rochas vulcânicas e cinzas, 30% de subidas muito íngremes e 30% de descida muito técnica.

O 2º Día da LA RUTA também começa de madrugada, e os competidores têm até às 05H pm para terminar. Os 80 km que acontecem neste dia tem inclinações de até 6,000 pés, desde Tres Ríos até o  Volcán Irazú, com grande possibilidadede ter um frio quase insuportável durante quase todo o dia.

O 2º Día  começa a 1291 metros acima do nível do mar, e é uma subida sem parar até atingir 3.025 metros acima do nível do mar. Após esta árdua subida, o Vulcão Turrialba é deixado para trás, e começar uma das descidas mais longas e mais rápidas da Costa Rica. Ele termina na cidade de Turrialba, a uma altitude de 607 metros. Neste dia, é extremamente importante ter os freios em perfeito estado e para um clima muito frio. 

  • Etapa se inicia às 6H00 am

  • Fechamento da Meta às 05H45 pm

Pontos de Controle / Postos de Assistência

PC 1(Tierra Blanca)                          Distancia de saida: 26km          Fechamento: 09H00  am 
PC 2(San Juan de Chicuá)             Distancia de saída: 32km          Fechamento: 12H00 pm
PC 3(Cruce al Volcan Turrialba     Distancia de da saída: 44km     Fechamento: 01H30 pm
PC 4(La Lechería)                                                                                     Fechamento: 03H45 pm

Por razões de segurança, cada um dos Postos de Assistência terão um horário de encerramento. Se você não chegar até o horário limite, um veículo de resgate o levará até a meta. Você poderá continuar competindo nos dias seguintes, mas não aparecerá na lista oficial.


5º dia (3º dia de Competição) - CATIE - Playa Bonita

  • Lugar de saída: CATIE, Turrialba, Cartago
  • Lugar de chegada: Playa Bonita, Limón
  • Distancia: 120 km
  • Elevação acumulada: 800 metros (2700 pies)
  • Mudanças de Altura: 618m a 845m a 0 metros sobre o nível do mar
  • Clima: Tropical úmido, é bastante quente
  • Terreno: 35% de asfalto e 65% pedras e terra.

O 3º dia da LA RUTA passa por uma série subidas a serem escaladas, e uma serie de downhills, ao qual tem uma elevação de mais ou menos 2700 pés durante la primeira metade do percurso. A segunda metade é praticamente plana. Apesar do pouco que há para subir, os 120 km do 3º dia são longos e duros, já que o clima é quente e úmido, pode haver chuvas. Há muita vegetação, retas muito largas e planas.

  • Etapa se inicia às 8H00 am

  • Fechamento da Meta às 05H45 pm

Pontos de Control / Postos de Assistência

PC1(Santa Teresita)     Distancia da saída: 21km
PC2(La Alegría)     Distancia da saída: 41km   Fechamento: 02H15 pm
PC3(Siguirres)     Distancia da saída: 61km   Fechamento: 04H15 pm
PC4(Batán)   Distancia da saída: 80km   Fechamento: 04H15 pm      
PC5(Pantano)   Distancia da saída: 101km   Fechamento: 04H45 pm

Por razões de segurança, cada um dos Postos de Assistência terão um horário de encerramento. Se você não chegar até o horário limite, um veículo de resgate o levará até a meta. Você poderá continuar competindo nos dias seguintes, mas não aparecerá na lista oficial.

6º dia: descanço


7º dia: Retorno ao Brasil

 

Valor: R$0,00

Quero participar do evento

 

Serviços Terrau neste Pacote: Em breve.

 

Endereço

  Rua Oldemir Mazoccoli, 141/101 – Bosque dos Pinheiros CEP: 36062-055 – Juiz de Fora – MG
  E-mail: terraunet@gmail.com
  Telefone: (32) 2102-5050

Localização

 

   Clique aqui para ver o mapa.