Portuguese English Spanish

Serra Negra

Apenas 10 vagas. Pra quem curte ALL MOUNTAIN de verdade.

Pelo 1º ano, faremos este percurso cercado de Histórias e beleza. Talvez, um dos melhores percursos de All Mountain do Brasil

O percurso é curto e sensacional, serão apenas 60km, onde sairemos de Juiz de Fora de Van até a Serra do Funil(90km de distância, divisa dos dos Estados de Minas Gerais e Rio de Janeiro). Tomaremos um café da manhã na Fazenda, no pé da Serra Negra e de lá partiremos para encontrar a trilha por onde os tropeiros passavam. Destes 60km, serão em torno de 17km de single track louco, com muito downhill e uphill. Ao retornarmos para o Funil, um jantar e um banho quente aguardará a gente.

Histórias?

Rota do Contrabando: O ouro, que saía de Ouro Preto com destino ao Porto do Rio de Janeiro, em diversos momentos era desviado para escapar da cobrança do "quinto". A região de Conceição de Ibitipoca e outros locais próximos se constituiu em rota de contrabando do ouro do século XVIII, através de um caminho que partia de São João Del Rei, passava por Santa Rita do Ibitipoca, pela localidade denominada Rancharia, por Conceição do Ibitipoca, pela área do Rio do Peixe (Lima Duarte), prosseguindo para Rio Preto e depois seguindo para Paraíba do Sul. Na primeira metade do século XVIII, esse caminho, após a região da Serra do Ibitipoca, se constituía em caminho clandestino por diversas veredas de desvio do ouro. Rancharia é uma localidade próxima a Conceição de Ibitipoca, localizada aproximadamente a seis quilômetros da sede do distrito. De Santa Rita do Ibitipoca havia também um ramal que ligava esse caminho a Barbacena, a qual se situava no caminho dos Bandeirantes até a região o Rio das Velhas e Ouro Preto, e passou a ser ligada ao Rio de Janeiro através do Caminho Novo das Minas Gerais.

Burro de Ouro: é um fosso no meio da mata que surge de repente com mais de 100 metros de profundidade. Alí um tropeiro que contrabandeava o ouro dos Portuguêses, desapareceu junto com o seu burro e seu ouro. Até hoje ninguém achou o Ouro. Vamos procurar? 

Cruz do Negro: Há mais de 100 anos, um negro trazia uma boiada de Lima Duarte para Rio Preto(MG). À noite, Cercou a boiada para ela não fugir e foi dormir. Uma onça acabou com a vida dele enquanto dormia. Seu patrão, saiu a sua procura e encontrou apenas seus ossos, alguns dias depois. Hoje a gente encontra a Cruz sobre seu túmulo.

Tocas dos Perús: Antigamente os tropeiros vinha trazendo animais (porco, boi, perús) para serem abatidos para algumas cidades fluminenses. Para não se perderem, havia um Perú macho que comandava todo o grupo e eram seguidos por outras dezenas de Perús. Para ditar a direção ao Perú macho, havia um homem que imitava o som do Perú macho, o desafiando. E este, a todo o momento, ia atras do outro macho para proteger a seu bando. E, nesta toca, na Serra Negra eles eram reunidos para descansarem e serem abatidos.

 

Programação:

- 1º dia 25/05/18 – Saída para a Serra do Funil às 05 da manhã, em Juiz de Fora

Quero participar

 

 

Endereço

  Rua Oldemir Mazoccoli, 141/101 – Bosque dos Pinheiros CEP: 36062-055 – Juiz de Fora – MG
  E-mail: terraunet@gmail.com
  Telefone: (32) 2102-5050

Localização

 

   Clique aqui para ver o mapa.